14 de outubro de 2010

Rock in Rio III - História (2001)

Emblema Rock In Rio III
  Depois de um novo longo tempo, após 10 anos, Roberto Medina conseguiu promover e realizar o "Rock in Rio III", nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de Janeiro. Para o evento decidiram construir uma nova Cidade do Rock, no mesmo local onde foi construída e demolida a primeira, só que agora com a até então inédita, capacidade de 250 mil espectadores por dia ( O esquisito é que o recorde de espectadores na primeira edição foi de 470 mil espectadores, um valor muito alto para o espaço que era menor que o que construía-se) e também tendas alternativas com música eletrônica, bandas regionais e atrações alternativas internacionais nas tendas Raízes (música africana) e Mundo Melhor (música mundial em geral). O RIR III recebeu um subtítulo, uma legenda chamada "POR UM MUNDO MELHOR" o que marcou devido aos 5 minutos decorrentes antes das apresentações no primeiro dia . Às 19 horas daquele dia 12 de janeiro de 2001, três mil rádios e 522 tv's ficaram em silencio durante 5 minutos pela melhoria do mundo. O ínicio e o fim do protesto foi marcado pelo toque de sinos e a libertação de pombas brancas representando a paz mundial (ficaria bem mais bonito balões, pombas soltas hoje em dia só vai piorar a situação de pragas urbanas - Ecologia mode: ON). Após o ato simbólico tocou no palco a Orquestra Sinfônica Brasileira, seguindo: Gilberto Gil, Milton Nascimento, James Taylor, Daniela Mercury e Sting (abertura pouco movimentada, talvez a mais brasileira de todos o festivais até o apresentado. 160 mil pessoas passaram pelo evento). 
VISTA AÉREA DA NOVA CIDADE DO ROCK
Red Hot Chilli Pepper no RIR III
   No dia seguinte (13) passaram pelo público de 190 mil pessoas e pelo palco Cassia Eller, Fernanda Abreu, Barão Vermelho, Beck, Foo Fighters (esse eu tenho vontade de assistir, os caras mandam bem) e R.E.M. No dia 14 de Janeiro, o festival começa a se internacionalizar e com a presença de Pato Fu, Carlinhos Brown, Ira! & Ultraje a Rigor, Papa Roach, Oasis e Guns N' Roses houveram 250 mil pessoas no RIR (Tal dia hoube grande repercussão devido as garrafas que Carlinhos Brown levara durante a sua apresentação no palco, garrafadas estas dadas por roqueiros que prestigiaram Guns no palco, erro feio da produção ein Medina). Depois de um breve tempo de folga, recomeçando o festival no dia 18 foi um dia POP (também não apoiado por mim em um festival onde o nome ja diz tudo, enfim...)estiveram no palco: Moraes Moreira, Aaron Carter, Sany & Júnior, Five, Britney Spears e 'N Sync. Mudando do pato pro ganso, na verdade do branco e rosa pro preto e bem metalico no dia 19 foi o grande dia do metal (com 250 mil pessoas): Sheik Tosado, Pavilhão 9, Queens of the Stone Age, Sepultura, Rob Halford e Iron Maiden. Dia 20 de Janeiro com 125 mil pessoas estiveram no palco: Engenheiros do Hawaii, Elba e Zé Ramalho, Kid Abelha, Dave Matthews Band, Sheryl Crow e Neil Young. Terminando o festival em um belo dia também com 250 mil pessoas: Diesel, O Surto, Capital Inicial, Silverchair e Red Hot Chili Peppers. 
    Depois do Festival a Cidade do Rock não foi demolida desta vez, sinal de que algo bom poderia vir em futuro muito próximo, talvez um ou dois anos, mas não foi bem isso que aconteceu...



FALTAM 342 DIAS


B. Bellato (a.k.a. O Bellatore)

Nenhum comentário: