1 de junho de 2010

ON THE ROAD - 1969 - The Summer Of Love


OS 20 MELHORES ALBUNS DE 1969
Bom, certa noite monótona de segunda feira, eu me deparei com um programa televisivo que se encarregava de mostrar semanalmente, uma lista com os 10 albuns mais influentes da musica contemporanea, porém, me indignei com tal programa, jamais vi em minha vida tamanha falta de conhecimento sobre musica misturada com o mais podre tendenciosimo. Sendo assim, eu, Bob Grande, Mr. Tambourine Man ou seja lá como queira me chamar, vou postar os meus 20 melhores discos, dentro dos meus conhecimentos e minhas experiencias com o verdadeiro Rock.


1 - The Beatles - Abbey Road - Ultimo disco gravados pelos Fab Four, decididamente uma obra prima para qualquer pessoa que tenha o minimo de entendimento sobre rock.

2 - Jefferson Airplane - Volunteers - O ultimo album da banda com a formação original, lançado nos idos de Woodstock, carregava uma mensagem politica que refletia o ápice da psicodelia e do movimento Flower Power.

3 - The Doors - The Soft Parade - Esse disco particularmente eu considero como o trabalho mais fino da banda, decididamente marcando a fase áurea do poeta e Shaman Jim Morrison, morto por uma overdose em 1971. Essencial.

4 - The Who - Tommy - A primeira ópera-rock da historia, concebida pelo guitarrista da banda, Pete Townshend. Esse disco não só influenciou diversas bandas após seu lançamento (Queen, Pink FLoyd, só pra citar poucas), como também criou todo um gênero.

5 - The Band - The Band s/t - Segundo disco da banda formada pelos mesmos musicos da banda de apoio do mestre Bob Dylan, em sua tour europeia de 1966. Gravado em uma cabana de madeira em Woodstock, NY, esse disco mescla uma sonoridade mais Folk, com elementos de blues, rock, country e até Bluegrass.

6 - Pink Floyd - More - Trilha sonora do Cult escrito e dirigido por Barbet Schroeder, com certeza a obra prima do Floyd antes mesmo do clássico The Dark Side Of The Moon.

7 - Grateful Dead - Aoxomoxoa - Lançado no começo de 1969, o disco trouxe de volta a psicodelia que havia se afastado no disco anterior, Anthem Of the Sun, de 1968. Destaque para China Cat Sunflower e St. Stephen.

8 - Cream - Goodbye - Disco de despedida do trio formado por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (Baixo) e Ginger Baker (bateria). Conta com a participação de George Harrison na musica Badge, co-escrita por ele.

9 - Janis Joplin - I Got Dem Ol' Kozmic BLues Again, Mama! - Penultimo disco da Deusa-junk do blues, com participações tremendas como Mike Bloomfield.

10 - Johnny Cash - At San Quentin - Infame concerto gravado pelo "homem de preto" na penitenciaria de Folsom, em 1969.

11 - Jethro Tull - Stand Up - Segundo album da troupe de Ian Anderson, mais blues que o disco de estreia da banda (This Was), porem ainda não continha a sonoridade da banda que se popularizou no anos 70. Destaque para Boureé, de J.S. Bach, com arranjos de Ian Anderson e sua flauta temporal.

12 - Fairport Convention - Unhalfbricking - Primeiro disco da banda de electric-folk inglesa com Sandy Denny em seus vocais arrebatadores.

13 - Velvet Underground - Velvet Underground s/t - O maior antídoto para a psicodelia da época, sem duvida influencia bandas indepentes até os dias de hoje. Basta ouvir a guitarra de What Goes On de Lou Reed e você verá o retrato de todas as bandas de "rock" de hj em dia.

14 - Crosby, Stills & Nash - Crosby, Stills & Nash s/t - Primeiro disco do trio formado por David Crosby (The Byrds), Stephen Stills (Buffalo Springfield) e Graham Nash (The Hollies), teve quase todas as suas 10 faixas interpretadas na lendária apresentação do trio na manhã do ultimo dia de Woodstock.

15 - King Crimson - In The Court Of the Krimson King - 1969 foi o ápice de uma nova revolução na música: com o declinio da psicodelia e do flower power devido ao escandalo de assasinatos de Charles Manson, na inglaterra surgia o rock progressivo, com uma sonoridade mais atmosférica e lisergica, mas com menos mensagens politicas e de contracultura. Bandas experimentais como o King Crimson se popularizaram rapidamente. O Disco de estreia da banda é tido como um épico até os dias de hoje.

16 - Joni Mitchell - Clouds - Segundo disco da cantora de folk canadense. Destaque para Chelsea Morning, Both Sides Now, e a classica Songs to Agin Children Come, descrita pela AllMusic como, talvez, a musica com a maior sequencia de teclados da historia da musica pop.

17 - The Moody Blues - On The Treshold Of A Dream - O terceiro album da era psicodelica da banda, lançado pela Deram em abril de 1969. Como os 2 albuns anteriores, On the Treshold Of A Dream Segue um conceito. O Album explora sonhos, especialmente no lado B, culminando com a suite Voyage, inspirada por Also sprach Zarathrusta, de Strauss.

18 - Johnny Winter - Second Winter - Terceiro album do guitarrista albino de Blues texano, lançado como "3-side LP", ou seja, um LP duplo com o segundo disco contendo gravações em apenas um lado.

19 - John Lennon - Live Peace In Toronto - album ao vivo gravado por John e Yoko no Toronto Rock and Roll Revival festival, com um dos journey groups mais excitantes da historia: Eric Clapton, Klaus Voorman, e o futuro baterista do Yes, Allan White. Tecnicamente, o album é a trilha sonora de um documentario de D.A. Pennenbaker chamado "Sweet Toronto", que retratava o festival. Esse lp particularmente, é a prova do que uma banda totalmente sem ensaios pode fazer. Basicamente, foi a reunião dos maiores icones da musica da epoca tocando musicas bem conhecidas como Blue Suede Shoes (Carl Perkins) e Dizzy Miss Lizzy (Larry Williams), e algumas canções pré-solo de John Lennon como Cold Turkey e Give Peace A Chance no final do lado 1. O lado 2 é um tanto infame, pois continha 2 musicas de autoria de Yoko Ono, interpretadas pela mesma: Don't Worry kyoko e John John, com longos e maçantes 12 minutos de duração. Por isso é comum encontrar em sebos e lojas de discos usados esse lp com o lado 1 relativamente usado e o lado 2 intacto.

20 - Grateful Dead - Live/Dead - Gravado durante uma série de concertos e lançado em 10 de novembro de 1969. Na época do lançamento, Robert Christgau escreveu que "partes do album contem as melhores improvisações de rock jamais gravadas". Como a apresentação do Dead em Woodstock nunca foi lançada originalmente (mas em qq blog de rock vc acha o bootleg), esse disco é um retrato excepcional da maior jam-banda de todos os tempos.

Bom, por hora é apenas isso, quem sabe no proximo fim de semana, se eu estiver ébrio e lisérgico o suiciente, eu faço a minha lista da Rolling Stone dos 500 maiores albuns da historia, mas por enquanto contentem-se com isso. Cheers^^

Bob Grande (a.k.a. Mr. Tambourine Man)

Nenhum comentário: