9 de dezembro de 2010

Quem é: Coldplay

Coldplay é a primeira banda confirmada no dia do Rock Alternativo, vejamos abaixo um pouco da trajetória desta incrível banda que mexe com muitos sentimentos de milhares de pessoas:
O Coldplay é uma banda inglesa de rock alternativo formada em 1998 em Londres. O grupo é composto por Chris Martin (vocais, teclados, guitarra), Jon Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria, vocal de apoio e outros instrumentos). Em 1998, a banda lançou 500 cópias de Safety EP. Entre as que foram distribuídas a gravadoras e amigos, sobraram apenas 50 para a venda ao público. Em dezembro do mesmo ano, a banda assinou contrato com a gravadora independente Fierce Panda. O primeiro lançamento com a gravadora foi Brothers & Sisters EP que haviam gravado rapidamente durante quatro dias em fevereiro de 1999. Depois de concluir seus exames finais, o grupo assinou com a Parlophone para um contrato com lançamento de cinco álbuns, na primavera de 1999. Depois de fazer sua primeira aparição no Glastonbury a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro EP intitulado The Blue Room. Cinco mil exemplares foram disponibilizados ao público em Outubro, e o single "Bigger Stronger", foi lançado na BBC Radio 1como um airplay. As sessões de gravação de The Blue Room foram tumultuosas. Martin demitiu Champion da banda, mas depois implorou-lhe para voltar, e para ser desculpado, os dois foram para um bar. Eventualmente, a banda trabalhou as suas diferenças e pôs em prática um novo conjunto de regras para manter o grupo intacto. Inspirados por bandas como U2 e R.E.M., decidiram que iriam atuar na democracia, e que os lucros seriam partilhados igualmente.
Em Março de 1999, começaram a trabalhar em seu álbum de estreia, gravado no Rockfield Studios com o produtor Ken Nelson. Junho de 2000 foi um momento crucial na história do grupo: eles embarcaram em sua primeira turnê, incluindo uma exibição no Festival de Glastonbury. Também lançaram o single "Yellow”. A canção alcançou a quarta posição no UK Singles Chart e a banda teve o seu reconhecimento público. Em Julho de 2000, o grupo lança o seu primeiro álbum, Parachutes, que estrou na primeira posição na UK Albums Chart.
A banda voltou ao estúdio em outubro de 2001 para começar a trabalhar no seu segundo álbum A Rush of Blood to the Head, mais uma vez com produção de Ken Nelson. Ele foi lançado em agosto de 2002 e gerou vários singles populares, incluindo "In My Place", "Clocks" e a balada "The Scientist”. O Coldplay ficou em turnê de junho de 2002 a setembro de 2003 com a A Rush of Blood to the Head Tour. Eles visitaram cinco continentes, incluindo datas no Festival de Glastonbury, V2003 e Rock Werchter. 
Coldplay passou a maior parte de 2004 fora dos holofotes, tendo um intervalo na turnê para a gravação de seu terceiro álbum. X&Y foi lançado em junho de 2005 no Reino Unido e na Europa. Dois outros singles foram lançados nesse ano: "Fix You" em Setembro e "Talk" em Dezembro. De junho de 2005 a julho de 2006, Coldplay foi em sua Twisted Logic Tour.
Em Outubro de 2006, Coldplay começou a trabalhar no seu quarto álbum de estúdio, Viva la Vida or Death and All His Friends, com o produtor Brian Eno. Em 15 de junho de 2008, Viva la Vida or Death and All His Friends liderou a parada de álbuns do Reino Unido, apesar de ter vindo no mercado apenas três dias antes.
No dia 1 de outubro de 2009, Coldplay anunciaram uma turnê pela América Latina entre fevereiro e março de 2010, na qual visitaram países como México, Argentina, Brasil e Colômbia. O Coldplay estaria trabalhando em um novo álbum de estúdio para 2011 e tocarará no festival em Outubro. Abaixo duas músicas da banda: Yellow e Viva la Vida.



FALTAM 288 DIAS 


B. Bellato (aka O Bellatore)

Nenhum comentário: