9 de dezembro de 2010

Quem é: Red Hot Chili Peppers

Voltarei com alguns posts culturais e biográficos nesta série. Com algumas bandas já confirmadas para o RIR IV. A primeira banda e a que foi confirmada já a um tempinho são os Red Hot Chili Peppers. O RHCP nasceu em Los Angeles, cidade natal da maioria das bandas de rock famosas, em 1983. A princípio a banda era apenas uma brincadeira para se divertir, mas começaram a fazer alguns shows pelos bares da cidade. Misturando punk e funk eles começaram a ser conhecidos por Los Angeles. Quanto ao nome da banda a explicação vem de Anthony Kiedis, vocalista: "Eu estava caminhando em Hollywood Hills e vi esse nome piscando num arbusto psicodélico". Tal explicação parece bem mais uma piada ou lenda de Anthony. O que parece ser mais próximo da realidade é que eles adoravam comida mexicana com bastante pimenta (chili), Flea era fã da banda de apoio de Louis Armstrong "Red Hot Peppers" e Anthony Kiedis não poderia esquecer o nome da banda que tocou num pub em Londres, a "Chili Willy and the Red Hot Peppers".
Depois de se apresentar em alguns mini festivais, chefiam contrato com uma gravadora e aí começa o processo de gravação de seu primeiro disco. O primeiro álbum foi chamado de The Red Hot Chili Peppers, e foi uma grande decepção para a banda. O disco saiu em agosto de 1984 e não teve grandes atenções. No verão do mesmo ano, a MTV apresenta o RHCP no MTV News. Mas mesmo com o clipe de "True Men Don't Kill Coyotes" fazendo um sucesso rápido foram logo esquecidos. Em 85 gravam o  Freaky Styley fazendo um sucesso médio para a bandas, mas já iniciando uma grande temporada de shows.  O terceiro ábum fica acima de suas expectativas. The Uplift Mofo Party Plan sai em setembro de 1987 e fica no 143º lugar nas paradas, uma pequena vitória. Depois de um período de calmaria, os Peppers, com uma nova formação, começam novamente.  Mother's Milk foi lançado em agosto de 1989 a partir de um trabalho longo e doloroso, principalmente porque Frusciante e Michael Beinhorn, os novos produtores não se davam nada bem. Finalmente os Peppers fizeram um álbum que fez sucesso nas paradas e vendeu 2 milhões de cópias em todo o mundo. 
O verdadeiro sucesso estava por vir.  O genial Blood Sugar Sex Magik foi lançado no final de setembro de 1991. O álbum teve vários Hits, como: "Give It Away", "Under the Bridge" e "Suck My Kiss". A turnê foi enorme e muito cansativa. Em abril de 1994, Flea fica sabendo do suicídio de Kurt Cobain através da televisão, ele fica chocado e conta para Kiedis, que começa a fazer uma reflexão sobre sua vida, ele escreveu a letra de "Tearjerker" pensando na morte de Kurt, afinal eles eram amigos e Kiedis tinha uma admiração profunda por tudo que Kurt representava. Após o Woodstock, eles começam a trabalhar no novo álbum e chamam novamente Rick Rubin para produzi-lo. O nome do novo álbum passou por muitas alterações, assim como também a lista de faixas, o que causou muitas dúvidas na banda. Os títulos considerados naquela época para o novo álbum eram: "Hypersensitive", "Turtlehead", "Black Fish Ferris Wheel", "The Blight Album" e "The Good and The Bad Moods of The Red Hot Chili Peppers", até chegar ao nome definitivo. One Hot Minute foi lançado em 8 de setembro de 1995. One Hot Minute obtém boa repercussão, mais fraca se comparada à do trabalho anterior. Após a turnê mundial, o Red Hot Chili Peppers retorna para casa e agora planeja o novo álbum sem data para o lançamento.
Em 1999 o grupo volta a gravar, lançando, em setembro, Californication que foi um grande sucesso, apesar de soar um pouco pop. A faixa-título, além de "Scar Tissue" e "Around the World" entre outras, são executadas à exaustão nas rádios e na MTV. Em 2001, a banda participou da 3ª edição do Rock in Rio, uma das mais emocionantes de todas as edições do festival, por atrair nada mais, nada menos, do que 250 mil pessoas na arena, a maior quantidade de pessoas conseguidas por eles em toda a história da banda.
Em julho de 2002, a banda lança o seu oitavo disco da carreira, intitulado By the Way. Todos os integrantes se livraram de vez das drogas. E assim começava uma série de sucessos. Em novembro de 2003, a banda lança o Greatest Hits, álbum com algumas das músicas que fizeram mais sucesso durante toda a carreira dos Chili Peppers. Em 2004, a banda lança seu primeiro álbum ao vivo, o Live in Hyde Park, na Inglaterra, no qual foi feito dois CDs do show. Em 2006 foi lançado o álbum duplo Stadium Arcadium, nono álbum de estúdio da banda, lançado em 5 de maio através da Warner Bros. Records. O álbum vendeu 442 mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana e estreou em primeiro lugar na Billboard 200.
Os Red Hot Chili Peppers voltaram a um trabalho de estúdio em um novo álbum desde 12 de outubro de 2009, (depois de um longo hiato discográfico) com o guitarrista Josh Klinghoffer que substituirá John Frusciante como guitarrista após sua segunda saída da banda. O próximo album deverá ser lançado em março de 2011, de acordo com Chad Smith. A banda fez seu retorno ao vivo em um tributo a Neil Young em 29 de janeiro de 2010 no MusiCares. Tocaram nos RIR’s europeus e ano que vem voltam para o festival que os consagraram como maior publico pagante. Abaixo alguns vídeos da banda como Californication (RIR 2001) e Dani Califórnia (RIR 2006).





FALTAM 288 DIAS 

B. Bellato (aka O Bellatore)

Nenhum comentário: