3 de abril de 2011

Quem é: Guns n' Roses

Outra reclamação foi das consecutivas postagens da série Quem é em longos textos, desta vez vou tentar ser mais exato, sem dar muitos caminhos e demonstrar mais a musicalidade da banda, mesmo sendo esta, na minha concepção a melhor banda de Hard Rock que já existiu (sim, que já existiu, pois falo da primeira geração, vocês entenderão a seguir).  

O Guns n’ Roses é uma banda de hard rock, formada em Los Angeles, Califórnia, exatamente em 1985. A banda, liderada pelo vocalista e co-fundador Axl Rose, passou por várias mudanças de formação e controvérsias desde a sua criação. O Guns N' Roses lançou sete álbuns de estúdio, dois EP, um álbum ao vivo e três DVDs musicais ao longo da sua carreira. O álbum mais recente da banda é Chinese Democracy, lançado em 2008 e o primeiro trabalho com novas faixas desde o The Spaghetti Incident?, de 1993.
A banda já vendeu milhares de disco, possui uma grande fama mundial, fazendo turnês em todos os continentes do planeta. O musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuíram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do hard rock no final dos anos 80 e início dos anos 90. Sua principal formação foi feita entre 1985 e 1990 com Axl Rose no vocal, Slash na guitarra solo, Izzy Stradlin na guitarra rítmica, Duff McKagan no baixo e Steven Adler na bateria. Algumas modificações na primeira geração foram feitas como a entrada de teclados na banda com Dizzy Reed, a saída de Steven e a entrada de Matt Sorum na bateria e a saída de Izzy e a entrada de Gilby Clarke  na guitarra rítmica.
Após a grande revolta estabelecida através de brigas entre Axl e os outros integrantes da banda, principalmente Slash, o guitarrista solo, tendo direito a audições judiciais entre os ex integrantes para Axl reivindicar o nome da banda para continuar com o “Guns n’ Roses” , houve um grande hiato de cinco anos, onde Axl Rose volta a cantar no festival Rock in Rio de 2001, com uma banda totalmente nova e com sua voz cheia de defeitos. Assim, com Axl Rose voltando ao trabalho, algumas modificações na banda foram feitas, um grande parceiro chamado DJ Ashba ajuda Axl a lançar seu novo álbum, o Chinese Democracy. Lançado em 2008 No dia 23 de novembro de 2008, depois de 13 anos de espera, o Chinese Democracy é lançado em todo o planeta, mas o Guns ainda não fazia turnês pelo mundo desde sua volta, gerando grande desgosto dos fãs da banda (ou de Axl). Em 2009 a turnê Chinese Democracy World Tour, fez com que um novo estilo da banda fosse divulgado, entre alguns novos elogios, estavam os shows com mais de três horas de duração em Teipei, Seul e Japão.
A banda veio ao Brasil em Março do ano passado ao Brasil, fazendo uma maratona de cinco shows pelo país. (Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo) levando mais de 108.000 pessoas de público total com mais de 80% dos ingressos vendidos. O Guns n’ Roses volta ao Brasil no festival Rock in Rio, no dia 02 de Outubro. Mais informações no site: http://www.gunsnrosesbrasil.com
Abaixo o vídeo de abertura do show no Rock in Rio de 2001:


B. Bellato (vulgo O Bellatore)

Nenhum comentário: