3 de abril de 2011

Quickies: MTV e Rock in Rio

Bom, estou de volta, espero que por um tempo maior, mesmo lotado de assuntos pessoais para se resolver, ontem já postei uma crônica de 5 minutos para você refletirem sobre o que vêm um pouco por aí, quanto ao final (algumas pessoas perguntaram) ele não está evidenciado de que o garoto mais velho se matou. Isso fica apenas por sua conta caro leitor. Se você não leu vale a pena dar uma olhada. Mas não estou aqui para debater sobre meu post anterior e sim de falar sobre uma nova “sub-coluna” (sim, invento quantas quiser!) que estará dentro de BellaCult. Chamada de Quickies (Rapidinhas) falará de notícias da atualidade com certo ponto de crítica da minha pessoa. Para começar dois assuntos que chamaram a atenção da mídia durante estes últimos meses, os dois voltados à música:

MTV: O Retorno?
Você já deve ter assistido alguns clipes e programas desta televisão jovem e alternativa. Falo da MTV! (Music Television, ou até Música Televisão segundo Caetano). Surgindo na década de 80 nos Estados Unidos, a MTV fez de seu público alvo os jovens, vindo para o Brasil durante os anos 90, ainda na transmissão gratuita via UHF, alcançou altas audiências e revelou grandes talentos, entre eles podemos citar, Marcos Mion, Fernanda Lima, Astrid Fontenelle, Maria Paula, Zeca Camargo, João Gordo, entre outros. Durante muito tempo a MTV Brasil possuía uma pegada Rock, que desapareceu durante o tempo, dando espaço ao pop e consecutivamente inundando nas músicas chicletes e nos Coloridos e Emos.
Mas para a alegria de alguns a direção da emissora foi trocada e junto com ela mudanças de larga escala, vários VJ’s da grade foram demitidos, a MTV parou por 72 horas, novos programas entraram no ar, houve uma grande troca de identidade, junto com a nova, ainda grudado em pouco alcance, o mundo Pop com o Acesso MTV, o estilo underground está de volta, mais artistas brasileiros estão sendo valorizados, enfim, muita música está de volta a programação, e o melhor, de boa qualidade.
Então qual é o problema? Eu digo. Pela minha percepção obviamente, a nossa MTV anda muito sem sal, ainda com grande parte do tempo programado para o humor, com quadros que já deram o que tinham que dar, séries americanas depressivas, estressantes e sem graça alguma, bandas que nunca ouvimos falar estão sendo divulgadas como uma febre, alguma coisa aí deve ter. Pelo leigo telespectador que sou, sinto a falta de uma MTV mais adolescente em si, como era antigamente, eu queria mais rock de verdade e não o Alternative e Underground divulgado. Precisamos das bandas populares, precisamos da mídia, mas não estou decepcionado pela nova programação, muito pelo contrário, o novo diretor soube administrar a MTV e retirar a emissora da fossa colorida atual.

Rock in Rio. Pode reclamar, ele está de volta.
Como vocês já estão cansados de ouvir neste blog, O maior festival de música do planeta voltou ao seu país de origem, e com eles novos ambientes e novas atrações. O rock in rio deixa de ser apenas um festival que ocorria de dez em dez anos para a grande felicidade da nação e passa a ser uma marca divulgada pelo planeta.
O “balacobaco” está nas atrações confirmadas, entre os dois finais de semanas (seis dias) de festival, foram dois dias específicos ao pop music, entre os artistas estão Katy Perry, Rihanna, Shakira, Lenny Kravitz, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, entre outros de estilos parecidos. Já nos outros dias (Metal, Rock, Rock Alternativo e Hard Rock) foram confirmados como os principais artistas: Red Hot Chili Peppers, Metallica, Coldplay e Guns n’ Roses. Onde está o problema? Resposta: O problema está em grande parte do público insatisfeito ou satisfeito em como será o Rock in Rio. Brigas em redes sociais e campanhas para confirmação de novos artistas fazem com que o festival possua uma nova fama, má para alguns, mas boa para outros.
Minha opinião: O Rock in Rio NUNCA, repito, NUNCA foi apenas feito de Rock, e aos metaleiros de plantão que podem achar que estou louco, temos exemplos de grandes artistas como Elba Ramalho, Pepeu Gomes, Carlinhos Brown, Rod Stewart, entre outros que fizeram parte da programação dos anteriores e que alavancaram as vendas de ingresso e agitaram as platéias felizes. Mas e os meus artistas? Bom temos todos os tipos de artistas presentes, entre o rock, estão quatro sub-estilos presentes, que tal criar vergonha na cara e parar de reclamar de barriga cheia com o que temos. O que digo é, levantamos a mão aos céus que nenhuma banda Happy Rock foi confirmada e que o festival está de volta ao Brasil depois de tanto tempo na Europa, onde as pessoas tem censo crítico e respeito pelos outros estilos. SE LIGA POVO BRASILEIRO!

Assim, termino o primeiro Quickies do BellaCult. Até a próxima. 

B. Bellato (vulgo O Bellatore)

Nenhum comentário: