17 de fevereiro de 2012

OPINIÃO: Deixem o arlequim sorrir


"Querem tirar a carne da festa da carne, querem tirar os sorrisos, querem tirar a última ponta de sonhos, de ilusões e de esperanças que o povo ainda insiste em possuir." 

Hoje é sexta de carnaval,quando menos se espera, já estamos de em fevereiro, o primeiro semestre do ano passa sempre voando. Mas o que eu não ando engolindo é o povo, o problema do mundo, como sempre foi e sempre será, ter suas incríveis opiniões insensatas e imaturas sobre essa festa incrível.
Ano passado, eu mesmo, aqui no blog, meti o pau no carnaval, sai na defesa da maioria do povo intelectual, que sempre critica essa festa alegre, bonita, cheia do fervor da patifaria que sempre foi oculta dentro dos parâmetros sociais considerados normais, mas esse ano vou fazer diferente, vou criticar sim, mas não o carnaval em si, mas as pessoas, que sempre criticam o carnaval e continuam na mesma, afinal, são estas que deixam a festa ainda pior.
Todo santo ano, pelo menos 50 dias antes da semana santa, o povo cai na tradição carnavalesca das críticas. O problema é que a maioria das tais, já ditas no passado, cai em um poço de mesmice bem profundo, sem uma argumentação mais complexa ou prova mais concreta, e quando se tem, colocam a culpa na festa como a vilã dos problemas do povo. Mas não posso dissertar sobre esse assunto, expor minha opinião, sem as provas ou argumentações, como já disse acima.
Então vamos começar a despejar as plumas e paetês de críticas bem formadas! Em primeiro lugar, talvez a mais comentada, os foliões e a putaria. Olhem bem, saí em blocos de rua dois ou três anos, e nunca vi alguém fazendo sexo em praça pública, beijos sim existem, um aqui, outro lá, vinte aqui, trinta lá, mas o folião que quer manter a decência, sempre pula como os outros, sem beijar na boca, e a graça nisso? Simples, a maioria dos romances entre colombinas e pierrôs sempre dão certo e viram em casamento, pelo menos os que eu conheço.
Próximo assunto: As músicas sem graça, sem conteúdo. Sim, há os trios elétricos lotadas de lixo auditivo rondando as ruas de muitas cidades do nosso grande Brasil, mas há sim os blocos antigos de rua, com suas marchinhas tradicionais, de letras românticas, feitas por compositores de alto nível, há os bailes de clubes, também com músicas de boa qualidade. Além de hoje em dia, o carnaval ser de todos os ritmos, samba, axé, pagode, sertanejo, mpb e rock. Sim, até o rock entrou debaixo dos confetes. Então acho que não há motivos para não curtir o que não se deseja.
Next: Os bêbados e os trabalhos nos hospitais. Isso sempre teve, óbvio que não em tão altas proporções como o carnaval, como também temos os acidentes, que triplicam nessa época do ano, mas não há muito o que se fazer além de campanhas de prevenção. Afinal se os hospitais estão horríveis, não há ambulâncias suficientes, e se os acidentes triplicam, a culpa não é do carnaval, mas do povo que vota errado, que coloca governantes corruptos no poder e que bebem antes de dirigir ou pegam a estrada em horários de pico alcoólico. Não culpem a festa, que tem milhares e milhares de anos de tradição, mas culpem a si mesmos.
Mas eu não gosto do carnaval. Ótimo, pegue as suas coisas, e suma da frente dos que esperam dias e dias por um feriado prolongado para relaxar ou se divertir, cale essa maldita boca, deixe o povo se matar e vote certo nas próximas eleições, afinal o seu próximo candidato pode tirar ou colocar mais escolas de samba e trios elétricos na rua em 2013. Antes de criticas pense bem se você lembra-se da última pessoa que votou e se segue o trabalho dela.
O carnaval sim tem seu lado ruim, mas acho que uma festa que arranca milhares de sorrisos, gozos e satisfações de um povo tão sofrido como os brasileiros faça tão mal ao próprio povo. Sim, amamos o circo, e a maioria tem o pão, e o que se leva da vida é a felicidade, não a carranca de um povo que arranja motivos e motivos pra estragar qualquer festinha de condomínio, de vizinhança, ou até mesmo a própria festa, vai saber... Porque os que não gostam de carnaval e que pensam primeiro em suas vidas, somem nesta época!

B. Bellato 

Nenhum comentário: