3 de maio de 2012

Esboços de sorrisos


Feels so good but I'm old
2000 years of chasing taking its toll
And it's coming closer…

Como sempre, saindo correndo do local onde eu trabalho, atravesso aquela avenida movimentada e espero o ônibus que sempre pego, ultimamente perco-o, mas hoje foi diferente. O coletivo se aproximou e eu embarquei com veracidade, ultimamente nem respeitando os mais velhos, que se danem, eu fiquei muito mais horas em pé que eles, e carregando peso por sinal, sei da minha idade, da minha juventude, mas também sei do meu cansaço e das minhas dores.
Andando entre o corredor, percebo que só há uma espécie de ser humano dentro daquele ônibus, os universitários. Já era de se esperar, até porque o nome da própria linha é de uma faculdade, mas mesmo assim nunca tinha visto tanto estudante junto neste horário. O melhor de tudo é que a maioria estava feliz, de bem com a vida, talvez cansados, mas não fisicamente, todos estavam com sorrisos em suas bocas, pensando no futuro, em um futuro melhor, ao menos para eles.
Eu ri de algumas piadas, dei algumas olhadas de lado, sorri por educação, mas por dentro não era nada que eu sentia. A única coisa que me vinha na cabeça era que eu poderia estar no lugar de um deles se eu fosse esperto o suficiente. Pelo menos essa é a resposta que eu tenho que escutar praticamente todos os dias aqui em casa. De que sou inteligente, talvez eu gabe-me um pouquinho disso, tenho um pouco de sabedoria, mas esperteza, nenhuma, e todos nós sabemos que o mundo é dos espertos e não dos inteligentes...
Enquanto me cravejo de espinhos secos de realidade contra a minha moral, ainda tenho certas esperanças que um dia tudo irá ficar bem, principalmente se eu passar no concurso público que prestei e conseguir uma faculdade de graça, afinal é o que eu mais quero ultimamente, abrir um sorriso com alguns livros entre as pernas, sentado em um ônibus de transporte público e voltar a rir de coisas bobas.



B. Bellato.

Nenhum comentário: